|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Sérgio
|
Posted: Thu Jul 24, 2008 9:41 pm Post subject: |
|
|
Eu não sei se o Homem foi à Lua ou não. Acho estranho que nunca lá tenha regressado (hoje com muito mais meios) e, não afirmando que não foi, também não acredito cegamente. Há tanta coisa na Guerra Fria que desconhecemos.
"Conspiraçãozita" europeia não há??? Há, mas de pior qualidade...
Então e aquela que diz o Benfica nos anos 60 ganhou dúzias de Taças dos Campeões Europeus? Claro que ninguém acredita... Aliás, até mostram umas imagens de televisão, mas a gente sabe lá quem é o Benfica... Aquilo é tudo a preto e branco...
Assim por assim, prefiro as "made in Hollywood"...
The truth is out there. |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Thu Jul 24, 2008 9:47 pm Post subject: |
|
|
| Sérgio wrote: | | Eu não sei se o Homem foi à Lua ou não. Acho estranho que nunca lá tenha regressado (hoje com muito mais meios) e, não afirmando que não foi, também não acredito cegamente. Há tanta coisa na Guerra Fria que desconhecemos. |
Pelo menos amostras de solo e rochas sem equivalentes no nosso Planeta existem...
E naquele tempo, numa lógica pura de guerra fria, fazia todo o sentido a competição acesa entre as missões astronáuticas americanas e cosmonáuticas soviéticas.
Hoje em dia faz muito mais sentido expurgar o mundo das terríveis armas de destruição maciça...
Last edited by Alguem on Thu Jul 24, 2008 10:01 pm; edited 16 times in total |
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
|
Posted: Thu Jul 24, 2008 9:54 pm Post subject: |
|
|
| Alguém wrote: | | Sérgio wrote: | | Eu não sei se o Homem foi à Lua ou não. Acho estranho que nunca lá tenha regressado (hoje com muito mais meios) e, não afirmando que não foi, também não acredito cegamente. Há tanta coisa na Guerra Fria que desconhecemos. |
Pelo menos amostras de solo e rochas sem equivalentes no nosso Planeta existem... |
Sei lá! Podem ser espécies únicas... Não haver outras no planeta não quer necessariamente dizer que são provenientes da Lua.
Acredito mesmo que o controlo da (des)informação é uma das grandes armas das grandes potências desde sempre. Claro que não sou um maluquinho das conspirações e penso que a ser uma fraude, é muito bem feita.
Quanto ao 11/9, é claro que foram os americanos que fizeram aquilo. Só falta saber se directa (o medo é uma grande arma e um desbloqueador de milhões do Senado) ou indirectamente (quem criou, treinou e armou a Al Qaeda foram os USA). |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Thu Jul 24, 2008 10:30 pm Post subject: |
|
|
Vou tentar responder ao Sérgio (enfim, com o acesso bloqueadíssimo como está... ):
A correlação entre os diferentes estratos rochosos na Terra é feita de diversas formas, utilizando métodos absolutos (radiométricos), critérios paleontológicos (com base no registo fossilífero), etc.
Sucede que esses métodos foram aplicados para essas amostras e não foram encontradas amostras terrestres com o mesmo grau de correspondência (nesse intervalo de datação absoluta) principalmente em termos estruturais e de composição quimico-mineralógica, diferentes do que se encontra aqui. O que aponta, logo à partida, para ambientes de formação estranhos à Terra.
Nem adianta pensar em colheitas subreptícias de amostras provenientes de algum meteoritozito que tivesse caído em algum local mais escondido, pois esses ficam irremediavelmente contaminados assim que entram na atmosfera terrestre... 
Last edited by Alguem on Sun May 09, 2010 2:14 am; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Fri Jul 25, 2008 9:05 pm Post subject: |
|
|
| Sérgio wrote: | | Alguém wrote: | | Sérgio wrote: | | Eu não sei se o Homem foi à Lua ou não. Acho estranho que nunca lá tenha regressado (hoje com muito mais meios) e, não afirmando que não foi, também não acredito cegamente. Há tanta coisa na Guerra Fria que desconhecemos. |
Pelo menos amostras de solo e rochas sem equivalentes no nosso Planeta existem... |
Sei lá! Podem ser espécies únicas... Não haver outras no planeta não quer necessariamente dizer que são provenientes da Lua.
Acredito mesmo que o controlo da (des)informação é uma das grandes armas das grandes potências desde sempre. Claro que não sou um maluquinho das conspirações e penso que a ser uma fraude, é muito bem feita.
Quanto ao 11/9, é claro que foram os americanos que fizeram aquilo. Só falta saber se directa (o medo é uma grande arma e um desbloqueador de milhões do Senado) ou indirectamente (quem criou, treinou e armou a Al Qaeda foram os USA). |
Sobre a lua: é fácil perceber porque nunca mais lá foi ninguém: não dava lucro e custava balúrdios.
É verdade que havia muita desinformação na Guerra Fria (aliás, ainda hoje há) mas eu continuo na minha: se houvesse qualquer hipótese de ser apenas propaganda, os soviéticos não deixariam de o dizer. Pode haver por aí muitas coisas escondidas, mas esta parece-me ser clara.
Julgo que só existem dúvidas precisamente porque as pessoas não podem ver com os próprios olhos. Quando formos todos à lua, vamos tirar as teimas (que acham desta hipótese para o próximo encontro MJ?).
Sobre o 11/9: indirectamente, sem dúvida. Ainda resquícios da Guerra Fria, como os talibans ou o Saddam.
Directamente? Nunca acreditei que os soviéticos comessem criancinhas ao pequeno-almoço. Recuso-me a acreditar que uma Nação - qualquer Nação - com a actual civilização mande matar milhares de pessoas só para sacar umas massas ao Senado ou mesmo para ter justificação para invadir outro país. Mas se calhar sou eu que sou ingénuo. |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

|
Posted: Sat Jul 26, 2008 10:52 am Post subject: |
|
|
| Alguém wrote: | | Pelo menos amostras de solo e rochas sem equivalentes no nosso Planeta existem... |
Fazendo o papel de "advogado do diabo" eu diria que as rochas lunares não provam que o Homem foi à Lua, pois poderiam ter sido recolhidas por autómatos a partir de naves não tripuladas.
Mas como já referi, pessoalmente não ponho em causa a ida à Lua em 1969. As alegadas provas de fraude só me dão vontade de rir. Por exemplo há dias encontrei no youtube um vídeo com comentários em português, no qual uma das "provas" apresentadas era o facto da imagem da Terra vista da Lua aparecer com diferentes tamanhos em diferentes fotos. Será que o "iluminado" autor desta "prova" nunca ouviu falar de máquinas fotográficas com zoom?  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Sat Jul 26, 2008 10:25 pm Post subject: |
|
|
| Tim wrote: | | Fazendo o papel de "advogado do diabo" eu diria que as rochas lunares não provam que o Homem foi à Lua, pois poderiam ter sido recolhidas por autómatos a partir de naves não tripuladas. |
Claro que não provam que o Homem esteve na Lua... (apesar de estar provado que muita gente anda na Lua, mas isso é outra história... )
Em limite, tudo poderia ser forjado a nível de estúdio cinematográfico e a nível laboratorial, mas a que custo?!
Se bem que nos jogos de poder estabelecidos no decorrer da Guerra Fria, as missões tripuladas lunares trouxessem uma mais-valia indiscutível, no que isso significava de supremacia científico-tecnológica americana, para não falar também a nível económico-financeiro.
E há outro aspecto, muito difícil de controlar, quando se fala em mega-fraudes deste tipo: são tantas as pessoas envolvidas que se torna impossível estancar fugas de informação, por mais contra-informação que se promova para as rebater... |
|
| Back to top |
|
 |
Cylon

Joined: 23 Jun 2008 Posts: 286 Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa
|
Posted: Sat Jul 26, 2008 11:23 pm Post subject: |
|
|
Por isso é que essas teorias incluem, em determinadas partes, o assassinato de 95% das pessoas envolvidas no projecto, como eu uma vez li sobre este mesmo caso.
Pessoalmente, não consigo acreditar que ninguém dê por falta de um ente querido, ou que um governo consiga explicar a súbita morte de diversas pessoas ligadas a um mesmo projecto... |
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Mon Jul 28, 2008 3:31 pm Post subject: |
|
|
| Miguel Freire wrote: | | Quando formos todos à lua, vamos tirar as teimas (que acham desta hipótese para o próximo encontro MJ?). |
Eu acho uma boa ideia... mas têm que arranjar voos lowcost para ir à lua, de preferência antes de eu usar fraldas novamente LOL
Ainda quanto às teorias da conspiração, um filme que não deixa de ser engraçado é o Wag the Dog, de 1997, com o Dustin Hoffman e o Robert DeNiro , por causa de toda a situação de Guerra que se cria, a nivel fictício, para se conseguir uma reeleição do presidente dos EUA  |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Wed Jul 30, 2008 8:49 pm Post subject: |
|
|
| anabreu wrote: | Ainda quanto às teorias da conspiração, um filme que não deixa de ser engraçado é o Wag the Dog, de 1997, com o Dustin Hoffman e o Robert DeNiro , por causa de toda a situação de Guerra que se cria, a nivel fictício, para se conseguir uma reeleição do presidente dos EUA  |
Foi a melhor guerra inventada que me lembro de ver no cinema!! |
|
| Back to top |
|
 |
MJ

|
Posted: Mon Sep 22, 2008 10:31 am Post subject: Recordo-me da chegada à Lua |
|
|
Recordo-me de ver na RTP a chegada do Homem à Lua. Não guardo muitos pormenores, para além de que me fascinava sobretudo ver aqueles técnicos todos numa sala repleta de equipamentos em constante comunicação com os astronautas.
Também retenho a lembrança de que à noite ía para fora de casa olhar para lua a ver se via sinais dos astronautas.
Bons tempos. _________________ Porque recordar é reviver: |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

|
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Sat Jul 18, 2009 3:09 am Post subject: |
|
|
Eu por cá acredito que fomos à lua, o que não acredito é que a gente tenha regressado, pois muitos contunuam por lá.
A última ida à lua, se não estou em ero foi em 1977. O facto de nunca mais terem ido lá foi devido ao elevado custo que acarreta e que até aos nossos dias todas as pesquisas a fazer foram feitas, dai ser desnecessário voltar lá.
Agora com toda a actual tecnológia, incluíndo a captação de imagem em sistema de alta definição, já se justifica uma nova ida e que está programada pela NASA para daqui a poucos anos.
Last edited by misterio on Sun Jul 19, 2009 12:31 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Sat Jul 18, 2009 10:45 am Post subject: |
|
|
Obrigado!
As fotos estão espectaculares e os comentários que se seguem são bem interessantes tb e bastante elucidativos  |
|
| Back to top |
|
 |
Cadernetas

|
Posted: Sat Jul 18, 2009 1:23 pm Post subject: |
|
|
| Bem eu ouvi dizer que a ida á lua foi inventado... pois não há gravidade e ventos e a bandeira estava a ondular ao vento.. e não há sol nem estrela perto e apareciam as sombras dos astronautas.... |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Sun Jul 19, 2009 12:40 pm Post subject: |
|
|
| Penso que são teorias da conspiração, ora vamos ver uma coisa, a bandeira colocada tinha na parte superior, se não por todo, não me recordo bem uma barra, provavelmente m metal para manter a bandeira esticada, caso contrário ela ficava como num mastro num local sem vento, ou seja, caída. Em relação às luzes, se não houvesse luz solar naquela à hora em que desceram, então estaria ao que chamamos na Terra de noite, então vamos pensar um bocadinho, eles provavelmente teriam na cápsula lunar focos/projectores de luz para os iluminar (como de noite temos aqui lampiões), certo? Logo temos sombras e explica também o facto de ser projectado no chão mais que uma sombra. Só para perceberem quando vemos um jogo de futebol na TV e este é à noite, vemos quatro sombras reflectidas no relvado, apesar de em muitos estádios novos, agora ser um pouco diferente devido à disposição dos focos. No caso da iluminação na Lua bastava dois ou três focos dispostos em diferentes sítios para se obtiver as tais sombras polémicas. |
|
| Back to top |
|
 |
Cadernetas

|
Posted: Sun Jul 19, 2009 5:10 pm Post subject: |
|
|
| Pois... mas são tudo suposições né? Bem sabemos que os americanos não gostam de ficar atrás de ninguém... e estavamos na altura da guerra fria e os russos estavam no topo.... logo poderiam ter que inventar algo importante para se superiorizarem nao? digo eu.. lol |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Sun Jul 19, 2009 7:22 pm Post subject: |
|
|
| Mas temos as provas visuais, a tecnologia cinematográfica da altura não permitia obter aquelas imagens com aqueles movimentos. Nem mesmo uma década depois o George Lucas com a Guerra das Estrelas conseguia, como não conseguio obter imagens com aquelas características. |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sun Jul 19, 2009 9:27 pm Post subject: |
|
|
| misterio wrote: | | Mas temos as provas visuais, a tecnologia cinematográfica da altura não permitia obter aquelas imagens com aqueles movimentos. Nem mesmo uma década depois o George Lucas com a Guerra das Estrelas conseguia, como não conseguio obter imagens com aquelas características. |
Mas olha que bem antes do George Lucas, aliás exactamente antes da ida do Homem à Lua, mais precisamente em 1968, o Stanley Kubrick conseguiu magníficas e convincentes imagens de ausência de gravidade no 2001 Odisseia no Espaço. Aliás, para mim, não só o 2001 continua a ser o melhor filme de ficção científica alguma vez feito, como o acho em termos de efeitos especiais bem superior às coisas do Lucas e provavelmente a tudo o que foi feito desde então - refiro-me ao que toca à imitação convincente da realidade e não ao que respeita a imaginárias batalhas espaciais e quejandos, claro. Sei que é controverso, mas é a minha opinião.
Não significa isto, contudo, que a minha opinião seja que ida à Lua tenha sido uma encenação, mas lá que havia quem era capaz já na altura de efeitos especiais bem convincentes, havia.  |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Sun Jul 19, 2009 11:59 pm Post subject: |
|
|
Sim, conheço o 2001 e foi empregue uma excelente e avançada tecnologia nos efeitos especiais, mas também é perfeitamente distinguivel com a realidade, apesar de tudo.
Este é o meu ponto de vista claro. |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

|
Posted: Mon Jul 20, 2009 11:00 am Post subject: |
|
|
| Cadernetas wrote: | | Pois... mas são tudo suposições né? Bem sabemos que os americanos não gostam de ficar atrás de ninguém... e estavamos na altura da guerra fria e os russos estavam no topo.... logo poderiam ter que inventar algo importante para se superiorizarem nao? digo eu.. lol |
Se os Americanos tivessem encenado a ida à Lua, acha que a União Soviética, não teria sido a primeira a denunciar o facto? Como você diz, estávamos em plena guerra fria, e portanto a União Soviética nunca iria aceitar uma encenação. Lembre-se que eles também tinham know-how de tecnologia espacial, para além de sistemas de espionagem, que lhes permitiam denunciar uma encenação por parte dos seus rivais, se fosse caso disso. Portanto o facto dos Soviéticos não terem desmentido a ida dos Americanos à Lua constitui a melhor prova, na minha opinião.
E já agora, Cadernetas, também acha que os Americanos inventaram o falhanço da Apolo 13? |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Mon Jul 20, 2009 6:51 pm Post subject: |
|
|
| Tim wrote: | | Cadernetas wrote: | | Pois... mas são tudo suposições né? Bem sabemos que os americanos não gostam de ficar atrás de ninguém... e estavamos na altura da guerra fria e os russos estavam no topo.... logo poderiam ter que inventar algo importante para se superiorizarem nao? digo eu.. lol |
Se os Americanos tivessem encenado a ida à Lua, acha que a União Soviética, não teria sido a primeira a denunciar o facto? Como você diz, estávamos em plena guerra fria, e portanto a União Soviética nunca iria aceitar uma encenação. Lembre-se que eles também tinham know-how de tecnologia espacial, para além de sistemas de espionagem, que lhes permitiam denunciar uma encenação por parte dos seus rivais, se fosse caso disso. Portanto o facto dos Soviéticos não terem desmentido a ida dos Americanos à Lua constitui a melhor prova, na minha opinião.
E já agora, Cadernetas, também acha que os Americanos inventaram o falhanço da Apolo 13? |
Por acaso começo a achar interessantes as teorias da conspiração. Não porque duvide que o Homem foi à Lua em 1969 mas sim porque demonstra que estamos numa época de dúvida permanente, em que ninguém acredita em ninguém. Para além das razões todas, são um bom motivo de estudo sociológico.
Quanto aos motivos da dúvida, também acho que o argumento mais sólido contra a "fraude da Nasa" é precisamente a aceitação do facto pelos soviéticos. Eles tinham equipamento para ver e ouvir tudo o que se passava no espaço e se não disseram nada foi porque nada teriam a dizer.
Também há quem diga que mataram todos os membros do Projecto Apollo, mesmo aqueles que ainda hoje são vivos. Tarefa complicada até porque o projecto durou até 1972 (salvo erro) e abrangeu diversas viagens à Lua.
De resto, em termos científicos a viagem era perfeitamente possível à data. Há muitos sites onde rebatem, ponto por ponto, os argumentos dos "conspirativos", incluindo a da bandeira (não está a ondular, está quieta mas amarrotada, segura por cima com uma barra), as sombras (na Lua há luz do Sol e o módulo lunar tinha holofotes), etc..
Ah, no site da NASA podem-se encontrar fotografias recentes da superfície lunar onde se vêem os restos das missões. |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|