|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
plumgirl

|
Posted: Sat Feb 20, 2010 1:24 pm Post subject: Bomba de Hiroshima - Animação |
|
|
Esta animação passou uma vez, à tarde, na RTP 1...tinha cerca de 8 ou 9 anos e nunca mais a esqueci.
http://www.youtube.com/watch?v=eEOZ1sBppWs
Também existe, sobre o mesmo tema, o Barefoot Gen, mais conhecido:
http://www.youtube.com/watch?v=BfJZ6nwxD38&feature=related
Desculpem se os meus post parecerem mórbidos; mas durante a minha infância - anos 80 - passavam programas infantis muito estranhos (e interessantes) comparados com os actuais. Ando a tentar recu7perar, partilhar e exorcizar alguns fantasmas! |
|
| Back to top |
|
 |
Cylon

Joined: 23 Jun 2008 Posts: 286 Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa
|
Posted: Sun Feb 21, 2010 10:14 am Post subject: |
|
|
Bem, de facto, as crianças dos anos '80 tinham muitas razões para ter receio. De facto, Quando muitos de nós aqui afirmam que bom seria voltar a viver nos anos '80, esqueçemo-nos que não foram só o Tom Sawyer, o Bocas, As Maravilhosas Cidades do Ouro, etc....
Eu, por exemplo, lembro-me bem de uma reportagem sobre um teste nuclear não sei aonde, apresentada pelo José Pinto Coelho. Não sei bem em que ano e que reportagem. Eram tantas sobre esse tema, na altura, pois a questão dos Eusromísseis Pershing II contra os soviéticos SS-20 estava, novamente, a levar as duas superpotências da altura a um quase inevitável novo confronto. Lembro-me bem da expressão apreensiva do José Pinto Coelho, após a emissão da reportagem...
Na altura, cada vez que havia uma cimeira EUA - URSS, fosse onde fosse, pensava apreensivamente: "É desta que eles se vão zangar a sério. Estamos tramados!!!" Respirei de alívio quando vi o tom cordial entre Reagan e Gorbatchov na cimeira de Reykjavik, na Islândia, em 1986.
Lembro-me muito bem de uma outra encenação sobre a guerra nuclear, com um arranha-céus a explodir, um avião a descolar a ficar em mil pedaços, que foi emitida num telejornal, e que também me ficou na memória... Ficava dias a remoer aquilo e, concerteza, não seria o único!
Pois é! E embora, inconscientemente, pensemos que este perigo está mais longe do que, na realidade, pode estar, pois ao menos, nessa altura, sabia-se muito bem quem detinha armas nucleares, a verdade é que deixem lá estar os anos '80 muito bem quietinhos e tragam de lá somente os CD's e os DVD's!!! |
|
| Back to top |
|
 |
plumgirl

|
Posted: Sun Feb 21, 2010 1:28 pm Post subject: |
|
|
Tem razão. De facto, é mais que provável que o receio genealizado se traduzisse nos programas de TV. Por acaso não se lembra do que descrevo no tópico abaixo?
http://www.misteriojuvenil.com/forum/viewtopic.php?t=2941
Era uma animação de leste e penso que alertava contra a guerra nuclear, mas não me recordo bem, tinha só 3 anos. |
|
| Back to top |
|
 |
Cylon

Joined: 23 Jun 2008 Posts: 286 Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa
|
Posted: Sun Feb 21, 2010 3:47 pm Post subject: |
|
|
| Por acaso não me lembro, não. Mas era natural que fosse sobre esse tema, pois acredito que o tema da destruição nuclear também fosse abordado no outro lado da Cortina de Ferro, pois creio que a censura não fosse absoluta, tipo uma Coreia do Norte. |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|