| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Anonymous Guest
|
Posted: Mon Aug 09, 2010 7:34 pm Post subject: Curas e Mezinhas |
|
|
Noutros tempos antes de se ir com os filhos a correr para as urgências, os pais, mais concretamente as mães costumavam tentar primeiro as curas e receitas das avós para as pequenas maleitas. Embora nem sempre os chás e afins dessem conta da constipação e dores de barriga, algumas mezinhas eram até bem agradáveis.
A mim particularmente deixam-me boas recordações o leite fervido com caramelo para curar a tosse e rouquidão que a minha mãe fazia. Ainda hoje de tempos a tempos faço a receita. Se funciona? sim, funciona. Mas é pela guloseima também. |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Tue Aug 10, 2010 4:53 pm Post subject: |
|
|
Guloso !  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Tue Aug 10, 2010 7:19 pm Post subject: |
|
|
Culpado!  |
|
| Back to top |
|
 |
Popeye

Joined: 27 Jan 2008 Posts: 711 Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx
|
Posted: Tue Aug 24, 2010 1:19 pm Post subject: |
|
|
Xarope de cenoura era e é bem bom!  _________________ I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
 |
|
| Back to top |
|
 |
_tita_

|
Posted: Tue Aug 24, 2010 3:33 pm Post subject: |
|
|
| Popeye wrote: | Xarope de cenoura era e é bem bom!  |
Xi Popeye do que te foste lembrar muito bom, sim. Lembro-me de qd era miúda e ficava em casa da minha avó, fingia q tinha tosse e ela fazia-me o xarope  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Tue Aug 24, 2010 8:47 pm Post subject: |
|
|
| Ui, isso de fingir que estava doente só para ter uns miminhos... é coisa que ainda hoje faço hihihihihih... |
|
| Back to top |
|
 |
Rute Pontes Rodrigues

|
Posted: Tue Aug 24, 2010 9:09 pm Post subject: |
|
|
Por volta dos meus 4 anos tive uma crise terrivel de tosse convulsaaliás eu tive de tudo :escarlatina , sarampo, varicela e papeira ou tesorelho como se dizia cá na terra ! A papeira foi resolvida com umas rezas chamava-se "talhar"mas a tosse convulsa foi com um xarope feito pela minha mãe de figos silvestres ! Era de umas figueiras que em vez de folhas tinham uns espinhos e cresciam nas paredes da marginal do rio Douro quem vai para a ponte de D.Luiz! Desgraçado do meu pai que teve que trepar e picar-se todo para trazer os figos A minha mãe pôs num prato grande fundo com mel e acho que levava algo mais ! Infelizmente já não lhe posso perguntar !! Mas foi o que me salvou !!!Obrigado mamã!!  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Tue Aug 24, 2010 9:12 pm Post subject: |
|
|
Estas receitas naturais têm muito que se lhe diga. e sem efeitos secundários em letras pequeninas como a maioria dos medicamentos, que fazem mais mal que bem na maioria das vezes.
Os figos são tão apetecíveis no Verão...  |
|
| Back to top |
|
 |
Rute Pontes Rodrigues

|
Posted: Tue Aug 24, 2010 9:18 pm Post subject: |
|
|
Tá a chegar o tempo deles !!!!  |
|
| Back to top |
|
 |
Popeye

Joined: 27 Jan 2008 Posts: 711 Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx
|
Posted: Tue Aug 24, 2010 9:59 pm Post subject: |
|
|
Figueiras com espinhos?
Nunca vi. Deixaste-me bastante curioso. Ainda existem essas figueiras? Ou são comuns de encontrar? _________________ I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
 |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Wed Aug 25, 2010 12:53 am Post subject: |
|
|
| Popeye wrote: | Figueiras com espinhos?
Nunca vi. Deixaste-me bastante curioso. Ainda existem essas figueiras? Ou são comuns de encontrar? |
Não serão os, aqui na minha região, chamados figos de pita?
Pita, Piteira, ou Figueira da Índia - terá outros nomes noutras regiões, julgo saber que na Madeira lhes chamam tabaibos e costumam comê-los. Aqui há imensos, por todo o lado, mas muito pouca gente os come porque o próprio fruto está coberto de espinhos finíssimos que entram na pele e são o diabo para sair. Uma das formas de os comer com danos mínimos é conseguir arrancá-lo sem lhe tocar, rolá-los no pó do chão com o pé para perderem os espinhos e abri-los depois. Se estiverem bem maduros (e é preciso saber quando) são deliciosos.
Contudo, talvez não seja isto, porque, sendo muito comum em latitudes mais meridionais, não deve ser assim tão frequente, por alturas do Douro, mas não sei...
A planta chama-se Opuntia Ficus-indica
Podem ler mais sobre ela aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Opuntia_ficus-indica |
|
| Back to top |
|
 |
pedro_1982
|
Posted: Wed Aug 25, 2010 1:49 am Post subject: |
|
|
| Al_Tereg wrote: | | Popeye wrote: | Figueiras com espinhos?
Nunca vi. Deixaste-me bastante curioso. Ainda existem essas figueiras? Ou são comuns de encontrar? |
Não serão os, aqui na minha região, chamados figos de pita?
Pita, Piteira, ou Figueira da Índia - terá outros nomes noutras regiões, julgo saber que na Madeira lhes chamam tabaibos e costumam comê-los. Aqui há imensos, por todo o lado, mas muito pouca gente os come porque o próprio fruto está coberto de espinhos finíssimos que entram na pele e são o diabo para sair. Uma das formas de os comer com danos mínimos é conseguir arrancá-lo sem lhe tocar, rolá-los no pó do chão com o pé para perderem os espinhos e abri-los depois. Se estiverem bem maduros (e é preciso saber quando) são deliciosos.
Contudo, talvez não seja isto, porque, sendo muito comum em latitudes mais meridionais, não deve ser assim tão frequente, por alturas do Douro, mas não sei...
A planta chama-se Opuntia Ficus-indica
Podem ler mais sobre ela aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Opuntia_ficus-indica |
Sim isto chamam-se Figos da Índia na minha terra no Alentejo e existem lá. Lembro-me em miúdo ir com o meu pai e avo apanha-los.
a melhor forma de os apanhar é espeta-los num pau de espetada ou num galho de árvore fino e escafiado(limpo com uma navalha) e depois então corta-los pelo pé. Ou então apanha-los com luvas grossas
Nesse tempo o meu pai bem que me avisou para nao pegar naquilo a mão mas eu não dei ouvidos porque achava que não tinha espinhos uma vez que estes são praticamente invisíveis e vá de brincar com um, o resultado já se está mesmo a ver fiquei com as mãos cheias daqueles espinhos e foi um pincel para saírem, só após muitas lavagens, senti de tudo nas palmas das mãos.. comichão..picadas..dormência  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Wed Aug 25, 2010 8:03 pm Post subject: |
|
|
Sou da Madeira e moro MESMO na zona dos Tabaibos como os chamamos aqui. São de facto uma iguaria a que os turistas não resistem a provar. São cobertos de espinhos pequenos e muito finos.
Há uns anos tive de conduzir com as pontas dos dedos depois de os ir apanhar ao fim da tarde com umas amigas. Não sabia eu que pela manhã com o sereno esses espinhos ficam achatados como que "penteados" e com o calor do sol se "espetam". Assim, colhem-nos pela manhã à mão ou com um instrumento cujo nome desconheço mas que posso descrever:
É uma espécie de par de colheres de pau grandes e cruzadas sobre um eixo, assim a parecer uma pinça com que se servem bolos nas pastelarias. Assim que possa, num futuro próximo coloco uma foto. |
|
| Back to top |
|
 |
Rute Pontes Rodrigues

|
Posted: Wed Aug 25, 2010 8:21 pm Post subject: |
|
|
São mesmo esses figos que o meu pai apanhou e me salvaram da tosse convulsa ! a minha mãe pôs num prato esmagados com mel e deixou assim de um dia para o outro depois eu tomava várias colheres do xarope que era produzido pelos figos com o mel uma delicia !!!!Luisinho pela descrição que tu deste sobre o instrumento e como eu trabalho no ramo da pastelaria aqui esse objeto tem o nome de tenaz!  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Wed Aug 25, 2010 8:24 pm Post subject: |
|
|
Pois, é uma tenaz mesmo... pinça não tem muito a ver mas foi o que me lembrei...  |
|
| Back to top |
|
 |
Rute Pontes Rodrigues

|
Posted: Wed Aug 25, 2010 8:27 pm Post subject: |
|
|
| heeh eu tb dizia pinça lol!! |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
|
| Back to top |
|
 |
Rute Pontes Rodrigues

|
Posted: Wed Aug 25, 2010 8:33 pm Post subject: |
|
|
Eu tenho 3 cá em casa mas são em metal !!!!  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Wed Aug 25, 2010 8:40 pm Post subject: |
|
|
Eu tenho uma de metal também mas estas de madeira medem prái uns 50 ou 60 centímetros. São assim grandes para evitar os espinhos maiores dos cactos.
Ouvi falar certa vez de um tipo que para ver o Rali da Madeira com mais ângulo meteu-se por entre os cactos mais elevados e escorregou... mesmo em cima deles.  |
|
| Back to top |
|
 |
Rute Pontes Rodrigues

|
Posted: Wed Aug 25, 2010 8:44 pm Post subject: |
|
|
Desgraçado ficou pior que uma peneira!!!! AUCH!!  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Wed Aug 25, 2010 8:46 pm Post subject: |
|
|
Sim, provavelmente não pôde beber água nos dias seguintes  |
|
| Back to top |
|
 |
Rute Pontes Rodrigues

|
Posted: Wed Aug 25, 2010 8:47 pm Post subject: |
|
|
Sempre se pode pôr o pobre coitado no meio de um lago a fazer de xafariz !!!!  |
|
| Back to top |
|
 |
|