|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
misterio Site Admin

|
Posted: Fri Dec 03, 2010 10:12 pm Post subject: Comida Vegetariana |
|
|
E sobre comida vegetariana o que têm a dizer?
Last edited by misterio on Thu Dec 16, 2010 7:31 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Mon Dec 06, 2010 8:26 pm Post subject: |
|
|
Vou deixar aqui uma sugestão que, em tempos de crise, é válida para toda a gente.
Eu e o meu marido somos vegetarianos porque não queremos que os animais sofram por nossa causa, no entanto , há uns tempos atrás, apercebi-me que acabamos por poupar imenso não comendo carne nem peixe. É que um pacote de 400 g de nacos de soja custa 1.39 € no Continente e dá-nos para 3 refeições. Claro que leva outros ingredientes mas esses também são baratos. É saudável, é baratíssimo e sacia porque tem proteinas.
Com nacos de soja faço : jardineira de soja, strogonoff de soja, soja com massa e cogumelos, etc. Com soja granulada ( o preço é idêntico aos nacos ) faço esparguette à bolonhesa e lasanha.
Espero um dia poder cozinhar para os membros deste forum.  |
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
|
Posted: Tue Dec 07, 2010 9:57 am Post subject: |
|
|
| bonecadeporcelana wrote: | Vou deixar aqui uma sugestão que, em tempos de crise, é válida para toda a gente.
Eu e o meu marido somos vegetarianos porque não queremos que os animais sofram por nossa causa, no entanto , há uns tempos atrás, apercebi-me que acabamos por poupar imenso não comendo carne nem peixe. É que um pacote de 400 g de nacos de soja custa 1.39 € no Continente e dá-nos para 3 refeições. Claro que leva outros ingredientes mas esses também são baratos. É saudável, é baratíssimo e sacia porque tem proteinas.
Com nacos de soja faço : jardineira de soja, strogonoff de soja, soja com massa e cogumelos, etc. Com soja granulada ( o preço é idêntico aos nacos ) faço esparguette à bolonhesa e lasanha.
Eu não sou vegetariano, mas costumo frequentar (menos vezes do que gostaria, por falta de acompanhantes) restaurantes de comida macrobiótica. Esparguete à bolonhesa só com soja é muito bom.
E é, de facto, mais barato. |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Tue Dec 07, 2010 10:45 am Post subject: |
|
|
| Se calhar não consegues acompanhantes para ir ao restaurante macrobiótico porque as pessoas pensam que a comida sabe mal. Nada mais errado. Quem cozinha bem tanto cozinha carne como soja. |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

|
Posted: Tue Dec 07, 2010 12:03 pm Post subject: |
|
|
Também sou um adepto da comida macrobiótica e confirmo o que a bonecadeporcelana escreveu, tanto no que diz respeito ao sabor da comida como na questão económica.
Bom, como já somos 3, já podemos pensar em organizar um encontro dos membros vegetarianos/macrobióticos  |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Tue Dec 07, 2010 12:13 pm Post subject: |
|
|
Ora aí está uma excelente ideia !  |
|
| Back to top |
|
 |
Stracciatella

|
Posted: Tue Dec 07, 2010 8:41 pm Post subject: |
|
|
| bonecadeporcelana wrote: | Vou deixar aqui uma sugestão que, em tempos de crise, é válida para toda a gente.
A carne, peixe e derivados (não refere se consome ou não) não são apenas proteínas e a sua privação é tudo menos saudável. Cruel ou não, o nosso organismo necessita disso. [/u] _________________ http://oprojectodoroberto.blogspot.com/ |
|
| Back to top |
|
 |
marion
|
Posted: Wed Dec 08, 2010 12:58 pm Post subject: |
|
|
Já que o tema é alimentação- nutrição,confesso que é um assunto pelo qual me interesso e por isso não resisto a comentar.
Sou apologista de uma alimentação variada e racional e que privilegia os produtos naturais, não processados.
Existem muitos estudos sobre a matéria e todos apontam para as vantagens de uma alimentação o mais variada possível e equilibrada na medida em que há alimentos que devem ser consumidos em quantidades maiores do que outros.
Quanto à carne, é verdade que, provavelmente muitos de nós ingerimos quantidades superiores às necessárias e recomendáveis. Mas não nos esqueçamos que o peixe e a carne são fornecedores de proteínas diferentes das dos vegetais e que por isso se complementam.
Para além disso, o ferro de origem vegetal não é assimilado como o de origem animal. ( Já agora, a propósito de ferro,aconselha-se comer carne acompanhada de laranja, porque a vitamina C aumenta a sua absorção ).
No que diz respeito a questões de ordem mais ideológica, na minha perspectiva, alimentarmo-nos de animais é algo natural.
As cadeias alimentares são exactamente isso, os seres vivos alimentam-se uns dos outros, e nós fazemeos parte dessas cadeias ( felizmente costumamos estar no topo delas )
Há no entanto um aspecto a considerar e que é a forma como decorre a produção animal destinada ao consumo humano.
Infelizmeme as condições em que os animais são criados são em muitos casos chocantes. Cabe a todos nós denunciar, alertar, informar e dessa forma contribuir para formas mais dignas de tratar os animais- na vida e na morte.
A minha experiência com a cozinha vegetariana não tem sido a melhor. Considero que há tendência para uma excessiva utilização de gordura, muitos fritos, guisados...
Por outro lado, os produtos de soja, são processados e aquilo nem é carne nem deixa de ser... quanto ao sabor, detesto!
Já os rebentos de soja, adoro!
Vegetais e frutos, muitos! E que bom seria se pudessemos ingerir produtos sem químicos... Mas também aqui, de nada nos servem os radicalismos. Os produtos biológicos não estão disponíveis com facilidade e um mundo sem aditivos e sem poluição é utopia.
Mas claro, podemos evitar em absoluto os alimentos com corantes e conservantes..
Para finalizar, o que me dizem de um belo robalo acabado de apanhar em qualquer uma das nossas praias, temperado só com sal e assado na brasa?
Ele há lá nada melhor...  |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Wed Dec 08, 2010 3:03 pm Post subject: |
|
|
Quando referi a alimentação vegetariana foi essencialmente em resposta ao facto de haver pessoas que estão a passar por dificuldades económicas.
Relativamente à observação de o corpo humano necessitar de comer carne e peixe, devo dizer que tenho uma anemia crónica. No entanto, isso não me impediu de me tornar vegetariana há quase 7 anos e não noto diferença nenhuma no meu organismo, pelo contrário, as análises ao sangue revelam que os valores em que a alimentação tem influência estão bons.
Aliás, mesmo que eu ingerisse vários Kg de carne por dia acompanhada de vitamina C isso não iria alterar o meu estado. Um médico ( hematologista ) ao ver as minhas análises ao sangue disse-me que afirmar que eu já tive valores superiores àqueles era como afirmar que eu já tive 1,80 m de altura e deixei de ter...
Lembro-me que, certa vez, numa turma que tive, ao abordar o assunto da Escravatura os meus alunos terem ficado muito chocados pois não compreendiam como é que as pessoas podiam ser vistas e tratadas como objectos. De facto, hoje em dia, poucas são as pessoas que concordam com a escravatura, no entanto, essas mesmas pessoas continuam a tratar os animais como objectos e os argumentos são idênticos aos de quem defendia a escravatura.  |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
|
Posted: Wed Dec 08, 2010 3:35 pm Post subject: |
|
|
Pois... eu também quando li o post do misterio e os restantes não estava a perceber a ligação... mas se tem a ver com o caso que o misterio referiu, ok...
Mas acho que comer carne e peixe é o ciclo da vida! Só isso! Eles também comem outros antes de nós os comermos e não devem estar preocupados com os animais serem mortos e etc... é o que eu acho... _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Wed Dec 08, 2010 4:18 pm Post subject: |
|
|
| rui sousa wrote: |
Eles também comem outros antes de nós os comermos e não devem estar preocupados com os animais serem mortos e etc... é o que eu acho... |
Eu acho que os animais são mais inteligentes do que a maioria das pessoas pensa , mas também não acredito que sejam tão inteligentes que tenham dilemas morais. Não estou a ver, por exemplo, um peixe com fome a não querer comer uma minhoca porque tem pena dela.
Mas há uma coisa, os animais quando comem os outros são tão rápidos que a vítima na maioria das vezes nem tem tempo de perceber o que lhe aconteceu. Os humanos, nesse aspecto , são piores. Os animais vão para matadouros e o cheiro a sangue faz com que percebam exactamente o que lhes vai acontecer. Ainda há pouco tempo li que um veterinário deixou de trabalhar num matadouro porque viu uma das vacas que ia ser abatida a chorar. |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
|
Posted: Wed Dec 08, 2010 4:55 pm Post subject: |
|
|
Sim, nisso é claro que somos menos inteligentes... mas pronto, gosto de carne é claro que é muito grave esses «procedimentos» (tal como as touradas...) _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Wed Dec 08, 2010 4:58 pm Post subject: |
|
|
| bonecadeporcelana wrote: |
Mas há uma coisa, os animais quando comem os outros são tão rápidos que a vítima na maioria das vezes nem tem tempo de perceber o que lhe aconteceu. Os humanos, nesse aspecto , são piores. |
Isto é uma visão romântica que, infelizmente, nem sempre corresponde à realidade. Ainda há relativamente pouco tempo, vi um documentário onde uma chita, que por acaso é um animal com que eu simpatizo particularmente, apanhou uma cria de gazela e a deu aos filhotes para eles treinarem a caça. O que eles fizeram foi, durante horas, brincarem com o animalzinho até este sucumbir finalmente à tortura.
Fizeram exactamente como o meu gato, que apesar de nunca ter saído de um apartamento, mantém intactos os seus instintos caçadores, mas como não tem propriamente fome, em vez de comer brinca com as aves que consegue apanhar na marquise. Sim, é fantástico, mas ele conseguiu, numa marquise de um sétimo andar no centro de uma cidade, caçar um periquito, um pisco, um pintassilgo, uma andorinha, um noitibó e um morcego e provavelmente outros que eu não tenho conhecimento. Só que, em vez de os matar, brinca com eles: fica a olhá-los enquanto estão imóveis e dá-lhes uma sapatada assim que estrebucham.
Claro que nem o meu gato faz por maldade, nem os filhotes de chita, que estavam a aprender a caçar e precisavam dessa lição para sobreviver, mas nada disso faz com que as vítimas sofram menos do que se fosse por maldade pura.
Quanto aos seres humanos, uma das coisas que os distingue dos restantes animais é a sua capacidade de requinte. Somos infelizmente capazes de ser requintadamente malvados, mas felizmente, também somos capazes de ser requintadamente bondosos e clementes. Está nas nossas mãos exigir um tratamento mais humano para os animais que criamos, como referiu a Marion, quer na morte, quer principalmente, em vida, onde muitas vezes são tratados como meros objectos de produção industrial. |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Wed Dec 08, 2010 7:49 pm Post subject: |
|
|
[quote="Al_Tereg"] | bonecadeporcelana wrote: |
Ainda há relativamente pouco tempo, vi um documentário onde uma chita, que por acaso é um animal com que eu simpatizo particularmente, apanhou uma cria de gazela e a deu aos filhotes para eles treinarem a caça. O que eles fizeram foi, durante horas, brincarem com o animalzinho até este sucumbir finalmente à tortura. |
Por essas e por outras é que eu não vejo programas sobre animais.
Seja como for, não se pode comparar os animais irracionais aos seres humanos, pois estes têm capacidades que lhes permitem ver que está errado provocar sofrimento. |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Thu Dec 09, 2010 1:38 am Post subject: |
|
|
| bonecadeporcelana wrote: | | Ainda há pouco tempo li que um veterinário deixou de trabalhar num matadouro porque viu uma das vacas que ia ser abatida a chorar. |
Hmm... por vezes o ser humano tem tendência em antropomorfizar demasiado certos comportamentos ou reacções mostrados pelas outras espécies animais.
Acho que o verdadeiro choro ou riso enquanto manifestação de emoções e estados de espírito é uma característica exclusivamente nossa, pois fazem parte de processos psíquicos e fisiológicos que se originam apenas no cérebro humano...
E não resisto a citar Júlio Verne :
(...) a pobre criatura esteve quase a lançar-se na enseada que o separava da floresta. Entesou as pernas como uma mola... mas, quase imediatamente, enroscou-se todo, baixou-se e deslizou-lhe uma lágrima dos olhos!
- Ah! - exclamou Cyrus Smith. - Eis-te outra vez homem, visto que choras!
(A Ilha Misteriosa, vol. II, pág. 183, Bertrand) |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Thu Dec 09, 2010 11:13 am Post subject: |
|
|
| Num sítio onde cheira a sangue até o animal menos inteligente consegue prever o que lhe vai acontecer. Se deitar lágrimas acho difícil que uma coisa não esteja relacionada com a outra. |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Thu Dec 09, 2010 3:34 pm Post subject: |
|
|
| Não sou vegetariano é confesso que não vou lá muito com vegetais, infelizmente. Mas há alguns animais que não como, são eles: leitão, cabrito, carneiro, coelho, pato, cordoniz. |
|
| Back to top |
|
 |
Strawberryzinha

|
Posted: Thu Dec 09, 2010 5:57 pm Post subject: |
|
|
| misterio wrote: | | Não sou vegetariano é confesso que não vou lá muito com vegetais, infelizmente. Mas há alguns animais que não como, são eles: leitão, cabrito, carneiro, coelho, pato, cordoniz. |
Acho bem seu... seu CBV... desnaturado!!!! Agora cá comer codornizes... umpf _________________ www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Thu Dec 09, 2010 6:25 pm Post subject: |
|
|
| misterio wrote: | | Não sou vegetariano é confesso que não vou lá muito com vegetais, infelizmente. |
Já provaste tarte de cebola ? |
|
| Back to top |
|
 |
_tita_

|
Posted: Thu Dec 09, 2010 7:10 pm Post subject: |
|
|
Acho que não me era capaz de me tornar vegetariana pois gosto muito de enchidos, peixe grelhado, etc, já para não falar das francesinhas
Mas já há muitos anos que a minha mãe faz soja guisada com esparguete e nós gostamos muito.
Outra coisa que adoro é lasanha vegetariana com espinafres, queijo ricota, cogumelos.. mham mham, que bom
No entanto há que salientar que normalmente os vegetais não têm um preço lá muito simpático |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Thu Dec 09, 2010 7:12 pm Post subject: |
|
|
Os enchidos têm uma bactéria que se aloja no estômago.  |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|