Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Bibliotecas de turma (Português - ensino básico)

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : A MINHA ESCOLA
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

Paulo Alexandre Silva

Local/Origem: Ponte de Lima

MensagemColocada: Sáb Jan 06, 2007 12:31 am    Assunto: Bibliotecas de turma (Português - ensino básico) Responder com Citação

Smile Tenho 30 anos de idade. Alguém se lembra de, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, do ensino básico (ensino primário, preparatório e curso unificado, até ao 9.º ano) ter feito as célebres «bibliotecas de turma»? Eu fiz, e gostei bastante de as ter feito (1987/1988/1989 - no 6.º e 7.º ano), pois sempre gostei bastante de ler. As professoras de Língua Portuguesa diziam-nos que deveriam ser feitas, pois pretendia-se com isso incrementar o gosto pelos livros e pela leitura por parte dos alunos, e que contavam para a avaliação final da disciplina. Eram uma oportunidade de os alunos, em muitas escolas sem bibliotecas dignas do nome, e longe dos centros onde haviam bibliotecas fixas ou livrarias, e muitas vezes (os alunos) com poucos recursos financeiros, poderem ter acesso à leitura de livros, de um modo económico. Lembro-me da rotina que era, uma vez por semana, dedicarmos uma aula à realização da biblioteca de turma. Havia um aluno colega que fazia de bibliotecário (controlava a entrada e a saída dos livros da turma), e outro que fazia de tesoureiro (recolhia o dinheiro que os alunos davam semanalmente para a compra de livros novos para a turma, e contabilizava o saldo da biblioteca de turma). Lembro-me de pagar 30$00 semanais no 6.º ano, e 10$00 semanais no 7.º ano, para a tesouraria da turma (para se poderem comprar livros novos). A professora orientava a aquisição dos livros para a turma, indicando quais os livros mais indicados para nós, muitas vezes seguindo as sugestões que os alunos davam. Numa das bibliotecas de turma que fiz chegou a haver uma regra em que o aluno que oferecesse um livro para a mesma ficava isento de pagar a semanalidade da turma. Era uma excitação, quando vinha o dia da actividade, e podia levar um livro para casa para ler. Apesar de haver muita variedade, os livros que mais se liam eram a colecção «Uma Aventura», e uma outra colecção de contos infanto-juvenis, que não sei se ainda se publica, que era a colecção (salvo erro, se ainda me lembro do nome) «Picapau», da Editorial Verbo. No fim do ano lectivo os livros eram sorteados pelos alunos, que ficavam com eles, para fechar a biblioteca de turma, e se sobrasse algum dinheiro na turma compravam-se 2 ou 3 livros baratos e oferecia-se à biblioteca da escola. Depois de ter abandonado a escola e a conselho de uma professora amiga tive oportunidade de frequentar um curso profissionalizante de biblioteconomia e documentalismo, pois é uma área que me interessa bastante, pois sempre gostei de bibliotecas (nomeadamente, na área das bibliotecas escolares). Descrevam aqui as vossas experiências com a leitura de livros em meio escolar (nomeadamente, nas bibliotecas escolares e nas bibliotecas de turma). Digam, por exemplo, o que é que faziam na escola para promover o livro e a leitura, o que gostavam mais e ansiavam ter na mão para ler, e o que evitavam ter que ler a todo o custo.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Lino

Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Dom Jan 07, 2007 4:58 am    Assunto: Responder com Citação

Tive Biblioteca de turma no 5º e 6º anos (93 - 95) a Português. Tínhamos fichas de leitura e levávamos livros de que gostássemos. Depois levava-se um para casa para ler numa semana, fazia-se a ficha de leitura:

Nome do Livro:
Autor:
Leitor:
História:
Opinião:

Assim uma coisa... e era uma forma de ler e entender os livros. Smile E depois pagava-se multa para quem levava o livro atrasado. Esse dinheiro acho que ia para comprar coisas para a turma...

Queria ler os livros de aventuras que não tinha ou os a Viagens no Tempo, dos quais só tinha alguns...
Evitava os livros grandes Laughing ou de miúdas, mas de resto gostava dos livros.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador

Pituxap

MensagemColocada: Sex Mar 09, 2012 7:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que foi no 6º não trazíamos os livros para casa, mas havia 1 dia por semana, que era o dia da leitura na aula de Português(em vez de darmos matéria durante os 45 minutos da aula (sim no meu tempo as aulas só duravam 45 minutos) líamos) , mas se não estou enganada também fazia-mos uma ficha, sobre o livro. Eu lembro-me que escolhia sempre os de uma aventura, pensando bem,se calhar foi aí que me habituei a ler os livros de uma aventura, e lerei até as autoras parares de fazer os livros. Falando em uma aventura , alerto para que dia 13 de Março (já li na net) que sai o próximo livro!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : A MINHA ESCOLA Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens