Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

As odisseias ao Continente de Matosinhos

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : OUTROS
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

carla1983

Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Dom Dez 30, 2018 10:46 am    Assunto: As odisseias ao Continente de Matosinhos Responder com Citação

Venho aqui falar de algo com que muitos, do Norte, se poderão identificar - o acontecimento mensal da ida ao Continente. Muitíssimo mais que uma simples ida às compras, era todo um acontecimento entusiasmante que tinha lugar todos os fins de mês. Nas outras semanas fazíamos as compras na feira de Rio Tinto, de que também gostava muito. O Continente tinha tudo! Lembro-me da loja de electrodomésticos e de lá ter comprado o meu walkman da Sony; a loja de música, onde mais tarde comprei as minhas vhs dos Take That; a zona dos livros, onde me sentava sempre a folhear os livros da Anita e do Bolinha e os longos corredores de comida e tantas outras coisas...a zona do frango assado ou do corte do bacalhau eram sempre muito concorridas. E embora hoje em dia o espaço dos ditos Continentes tenha basicamente as mesmas dimensões, na altura havia duas ou três escolhas dum produto e não centenas, (por ex, lembro-me que de comida de gato só havia a Friskies e a Wiskas básicos e não os 1001 braseados e feitos ao vapor de agora...)

Íamos de tarde e voltávamos já de noite, pois percorríamos tudo com uma lentidão gostosa, absorvendo todo aquele universo. Na ida para as caixas, as filas eram gigantes e demorávamos pelo menos 1h nas mesmas...na espera, admirávamos as roupas...lembro-me bem das 'meias Lassie' sempre lá penduradas... Enquanto ensacávamos tudo, os meus irmãos iam muitas vezes buscar as fotos que tínhamos deixado para revelar no mês anterior...e o entusiasmante que isto era! (Curioso, como hoje é tudo no momento e mesmo assim, se demora mais uns segundos todos perdem a paciência).
No final, muitas sacas e o carrinho sempre cheio. À saída, enquanto a família metia tudo no carro, eu ia para o parapeito que tem no parque ao ar livre e ficava a admirar o céu nocturno e todas aquelas luzes... Antes de arrancarmos comíamos uns chocolates (lion ou mars) para enganar o estômago e quando chegávamos a casa, sentávamo-nos em frente à tv a comer mais umas quantas lambarices e, já nos anos 90, a ver o Chuva de Estrelas.

Era lindo!

P.S. Algo que me marcou muito foi quando convidaram o Herman José para lá ir actuar, salvo erro num dos aniversários do Continente...o Cândido Mota também lá estava. Lembro-me perfeitamente do parque de estacionamento cheio de gente e de me rir muito com a Maximiana. No ano seguinte foi lá o Júlio Isidro e eu fiquei escondida num corredor a olhar para ele, que na altura estava sentado à beira do palco, sozinho, mas não tive coragem de lhe ir falar...

Editado pela última vez por carla1983 em Sex Jan 11, 2019 4:02 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Miguel Freire

Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Sex Jan 11, 2019 3:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Lembro-me perfeitamente da sensação de novidade e imensidão que aquilo dava. Tudo o que precisávamos junto no mesmo espaço e à mão de semear! Hoje a ida ao hipermercado é uma coisa banal mas em 1986 era mesmo um acontecimento, marcado com vários dias de antecedência para não haver falhas.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : OUTROS Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens