|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Alguem
|
Posted: Wed Apr 19, 2006 8:36 pm Post subject: Jogo do prego |
|
|
E quem se lembra de, na praia, jogar o "prego"?
Se bem me lembro as figuras eram: palmas, costas, garfo, sinos, flecha (a mais difícil...). Depois havia os castigos - fazer tantos garfos, tantos sinos, etc.
E havia as variantes: prego chinês, prego espanhol,...
Hoje há os pregos.... nos McDonalds! |
|
| Back to top |
|
 |
mlopo
|
Posted: Wed Apr 19, 2006 11:00 pm Post subject: |
|
|
prego nunca joguei na praia. Era mais em todo o espaço sem construções que estivesse livre.
Agora encontrar desses sitios é mais dificil. E os mil e um perigos do jogo do prego...... ainda se arranjava uma lei para regulamnentar a segurança do jogo do prego |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Sun May 14, 2006 7:26 pm Post subject: |
|
|
| Ainda ca tenho o meu! De vez em quando, se vou a praia com os meus pais ainda jogamos eheheh |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Thu Jun 01, 2006 10:17 am Post subject: Re: Jogo do prego |
|
|
Se me lembro!
E no ultimo verão lá fiz a passagem de testemunho para as minhas filhas e sobrinhas(os)! Todos adoraram... raparigas e rapazes!
É certo que é um pouco perigoso visto agora não haver os pregos "forrados" a plástico... como apareceram no final! E com o salitre enferrujam rapidamente! Lá vou ter de comprar novos este ano!
Aprendi também o prego espanhol, mas do chinês não me lembro...
Vim também a descobrir que havia outro tipo de jogo do prego!
Esse jogavasse na terra e tinha por objectivo acertar num alvo (acho!)... era mais jogo de rapazes!
| Alguém wrote: | E quem se lembra de, na praia, jogar o "prego"?
Se bem me lembro as figuras eram: palmas, costas, garfo, sinos, flecha (a mais difícil...). Depois havia os castigos - fazer tantos garfos, tantos sinos, etc.
E havia as variantes: prego chinês, prego espanhol,...
Hoje há os pregos.... nos McDonalds! |
|
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Fri Jun 02, 2006 6:52 pm Post subject: Re: Jogo do prego |
|
|
| Klara wrote: |
Esse jogavasse na terra e tinha por objectivo acertar num alvo (acho!)... era mais jogo de rapazes! |
Ei, ei, ei Klara... Eu sou rapaz e joguei ao prego "clássico", na praia, com o grupinho da altura, tanto raparigas como rapazes
Já que aprendeste a variante espanhola, tira-me uma dúvida p.f. que eu engano-me sempre - uma delas implica fazeres as figuras com o dobro das voltas, a outra manda que antes da queda do prego lhe dês um toque invertendo o sentido de rotação, o que é mto difícil de conseguir para espetares o prego.
Qual destas é a versão espanhola? |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Mon Jun 05, 2006 9:26 am Post subject: Re: Jogo do prego |
|
|
| Alguém wrote: | | Klara wrote: |
Esse jogavasse na terra e tinha por objectivo acertar num alvo (acho!)... era mais jogo de rapazes! |
Ei, ei, ei Klara... Eu sou rapaz e joguei ao prego "clássico", na praia, com o grupinho da altura, tanto raparigas como rapazes
Já que aprendeste a variante espanhola, tira-me uma dúvida p.f. que eu engano-me sempre - uma delas implica fazeres as figuras com o dobro das voltas, a outra manda que antes da queda do prego lhe dês um toque invertendo o sentido de rotação, o que é mto difícil de conseguir para espetares o prego.
Qual destas é a versão espanhola? |
A versão espanhola, segundo me lembro, era aquela que se tinha de fazer as figuras duas vezes...
Será que esse outro é o chinês?
Quanto aos grupos que praticavam, eu lembro-me de jogar com raparigas e rapazes! O outro jogo é que era mais de rapazes (o tal de acertar no alvo em terra)!  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Mon Jun 05, 2006 3:43 pm Post subject: Re: Jogo do prego |
|
|
| Klara wrote: | A versão espanhola, segundo me lembro, era aquela que se tinha de fazer as figuras duas vezes...
Será que esse outro é o chinês? |
OK obrigado, realmente o p. espanhol tem o dobro das voltas (e não é o mesmo que fazeres uma figura duas vezes...) e jogas com o bico do prego voltado para ti, enquanto que no "normal" jogas com o bico para fora.
A outra variante (difícil...) é a chinesa
Não há nada como uma enciclopédia chamada "Mãe"  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Wed Jul 26, 2006 11:45 am Post subject: |
|
|
Eu lembro-me de um jogo que nós chamáva-mos do prego, mas parece-me que é outro diferente do que vocês estão a falar... O jogo que eu jogava era jogado com uma chave de fendas grande (para os sortudos que tinham uma à disposição) ou então um prego grande e bem ferrugento na maioria das vezes, a chamada cavilha... A filosofia desse jogo era desenhar um circulo grande no chão (uma superfície enlameada era o ideal para o prego enterrar no chão) e lançar com força o prego para que ele ficasse em pé. Depois ligávamos o ponto onde o prego ficou ao ponto anterior e iamos por aí fora, "conquistando" o mundo... O pior era quando arriscávmos demais, não construiamos a nossa casinha e o prego acabava por cair e perdíamos tudo o que tinhamos construido... Ou então quando o nosso adversário nos comia a casa. Que frustração...
E depois havia uma expressão bem engraçada: "quero meças!", que era quando duvidávamos da distância do nosso lançamento. Se fosse maior que o combinado no início, perdíamos a vez... |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|