|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Anonymous Guest
|
Posted: Tue Jun 13, 2006 9:47 am Post subject: FILMES QUE MAIS MARCARAM |
|
|
Criei aqui este tópico, sei que não está bem "encaixado", mas achei por piada partilhar convosco (e saber) quais os filmes que mais vos marcaram na infância/adolescência e se mudou a vossa vida de alguma maneira.
Os filmes que mais me marcaram:
O Exorcista (1973) - Claro, só vi este filme na adolescência porque era uma cassete "proibida" para mim. A forma como mudou a minha vida: nunca brinquei com espíritos, nem quando os meus amigos quiseram fazer o jogo!
Choque de Titãs (1981) - Só vi este filme muito mais tarde, mas foi um filme que me despertou para os mitos e os fantásticos. Acho que esse meu gosto nasceu com este filme.
Dirty Dancing (1987) - Ainda vejo este filme muitas vezes...
Robin Hood - Príncipe dos Ladrões (1991) - Este filme despertou-me para a história inglesa e fez-me pesquisar e aprender mais sobre as cruzadas... mas também mudou a minha vida porque tinha o Kevin Costner... enfim, o senhor tem idade para ser meu pai! LOL
Hair (1979) - O meu pai, grande apreciador da geração Beatles e de rock óperas, apresentou-me este filme... e eu simplesmente adorei! Recomendo a todos.
Espero pelas vossas respostas! Depois posto mais alguns que me marcaram lol  |
|
| Back to top |
|
 |
ASantos

|
Posted: Tue Jun 13, 2006 11:49 am Post subject: |
|
|
Ao ler esta mensagem, o primeiro filme que me veio à cabeça foi o do KING KONG (1933). Passou recentemente na TV (Holywwod(?)) e estava com receio de que ao revê-lo, a tal "magia"..."PUF!"! ... Mas não. Continuo a ser um fã! Passou na TV pela 1ª vez ( alguém que confirme)
nos principios anos 70.
Os meus preferidos, menos os filmes de desenhos animados (os meus eleitos...) e citando só os que passaram na TV:
- os TRAZAN com Johnny Weissmuller
- os divertidos ABBOT & COSTELLO ( gostava de os rever...)
- as aventuras do ERROL FLYNN
Vi-os nos anos 70 ( a maioria, nos Domingos à tarde ) e ainda hoje, quando os revejo, mudo o televisor para modo P/B : muito melhor que a cores!... Menos(!)... o FEITICEIRO de OZ!! É uma maravilha e mesmo não "dominando" o inglês, revio-o ontem na TV (canal TCM).
Mais para a frente e que acabam por serem os que mais revi (= os + preferidos) são os GUERRA das ESTRELAS e INDIANA JONES: SALTEADORES da ARCA PERDIDA. |
|
| Back to top |
|
 |
celia
|
Posted: Tue Jun 13, 2006 1:13 pm Post subject: |
|
|
eu sempre preferi os desenhos animados
mas os filmes que mais me marcaram, mas já estava na pré-Adolescência
foram o "clube dos poetas mortos" e "o nome da Rosa" |
|
| Back to top |
|
 |
ASantos

|
Posted: Tue Jun 13, 2006 2:07 pm Post subject: |
|
|
Falta acrescentar outro filme. Não passou na TV e não me lembro se esteve nas sala de cinema. Só o vi em video (83-85(?)). É o GENTE GIRA, filme sul-africano com vários "apanhados" - é da mesma altura daquele filme sul-africano em que começa com um elemento duma tribo a ser atingido na cabeça com uma garrafa, vazia, da Coca-Cola.
Foi o filme (apanhados) em que me ri tão descontroladamente que fiquei com a "queixada" a dor!!
Ainda me lembro tão bem, dalguns apanhados como se os visse ontem.
Alguém sabem se o título está correcto ( e qual em inglês) e aonde se pode encontrar este filme? |
|
| Back to top |
|
 |
CC

|
Posted: Tue Jun 13, 2006 4:27 pm Post subject: |
|
|
Bom, sem contar com as séries e filmes de desenhos animados (e também umas séries com pessoas), que para mim têm uma GRANDE importância, como se pode ver pelas mensagens que já deixei por estes fóruns, os filmes com pessoas reais que mais me marcaram (considerando só os da minha infância/adolescência, que deve ser essa a ideia) são O CLUBE DOS POETAS MORTOS, O HOMEM ELEFANTE, O FEITICEIRO DE OZ, A CANÇÃO DE LISBOA, A COMPANHIA DOS LOBOS e o EXORCISTA (corro o risco de estar a excluir alguns que também deviam estar aqui, mas enfim...).
Claro, se considerarmos para este tópico não só os filmes com pessoas, mas também os de animação, então tenho uma lista que é muito importante para mim: O CASTELO ANDANTE, A VIAGEM DE CHIHIRO, CASTLE IN THE SKY, A PRINCESA MONONOKE e todos os outros do grande realizador Hayao Miyazaki, a BELA ADORMECIDA, a BRANCA DE NEVE, a CINDERELA, o PINÓQUIO e a DAMA E O VAGABUNDO da Disney ; e também O TÚMULO DOS PIRILAMPOS (há agora uma edição com esta tradução, mas na verdade eu vi-o e tenho-o é em Inglês - THE GRAVE OF THE FIREFLIES), de outro importante realizador japonês, Isao Takahata (para quem não sabe, ele é o realizador da série ANA DOS CABELOS RUIVOS, que eu adoro).
Last edited by CC on Mon Jun 30, 2008 7:06 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Tue Jun 13, 2006 7:12 pm Post subject: |
|
|
ASantos, devemos ter uns anos de diferença (sou de 82) mas vi esse filme que mencionaste. O GENTE GIRA é um filme fantástico, os apanhados são muito bons - um deles é numa passadeira e duas mulheres atravessam ao mesmo tempo que as outras pessoas e apalpam os homens.... Ainda me lembro de outro apanhado onde uma nota está presa debaixo da roda de um carro num estacionamento de um supermercado... imaginam a confusão???
O filme da tribo que falas é OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS. Saíu recentemente em DVD. Há dois filmes e sim, também são muito bons.
Quanto ao título do Gente Gira eu creio que é BIG GAG  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Tue Jun 13, 2006 7:24 pm Post subject: |
|
|
Mais uns flmes que me marcaram
TOP GUN (1986) - Ora, acho que nem preciso de palavras. O Tom Cruise era (e ainda é) um sex symbol, palavras para quê? Ainda assim, o que mais me fascinava no filme eram os aviões, nem tanto o Tom Cruise...
Ases pelos Ares (1991) - O título orginal é Hot Shots e há dois. O primeiro é a gozar maioritariamente com o Top Gun, e foi um filme que vi imensas vezes...
Aeroplano (1980) - Esta comédia também me marcou. As comédias agora são demasiado sexuais, se é que me entendem. Não é necessário falar de sexo para haver piada (nem sempre!). |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Wed Jun 14, 2006 3:05 pm Post subject: |
|
|
Parabéns Cátia, belíssimo tópico
Muito bem, já reparei que há aqui vários(as) apaixonados(as) pela animação japonesa, o que também pressupõe um certo interesse pela cultura desse país.
Pois então a nível de cinema há um filme que não devem perder, pois é de uma beleza que até dói, e encerra uma filosofia muito própria, como é habitual nas culturas orientais. O título do filme é A Balada de Narayama, de Shohei Imamura, realizador falecido muito recentemente (há coisa de 1-2 semanas). Não deixem de lhe dar uma "espreita" se o conseguirem apanhar.
Outro dos meus grandes filmes, tb japonês, é Os Sete Samurais, do mestre Kurosawa. Aí se pode ver o que deve ser a Honra, a Coragem ou a Lealdade.
Mais grandes filmes: O Caçador, Casablanca, quase toda a fase americana de mestre Hitchcock [como ele dizia geralmente a quem era apresentado (menos a senhoras...): Chame-me Hitch, sem o cock ] Nota - para quem não souber cock é um calão para pénis
Claro que há mais filmes, mas estes são alguns da minha lista de favoritos. |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Wed Jun 14, 2006 10:29 pm Post subject: |
|
|
Obrigada pelo elogio, Alguém
A nível da cultura oriental sou mais adepta da literatura (e do anime, no caso do Japão). A indústria cinematográfica não me fascina assim tanto.
Contudo, há dois filmes que me marcaram e claro, não pude deixar de os comprar.
Ringu (1998) - Este é o filme de terror no qual se inspiraram para fazer o filme THE RING. A versão americana não tem nada mas nada a ver com a versão japonesa. A história é uma maldição - quando se vê uma cassete de vídeo com cenas aparentemente sem sentido, recebe-se uma chamada onde alguém diz "Vais morrer daqui a sete dias". Quando a maldição chega a uma jornalista, esta irá fazer de tudo para desvendar o mistério... A cena da Sadako a sair da televisão... memorável!
Battle Royale ou Batoro Rowairu (2000) - Imaginem num futuro não muito distante, os adolescentes são completamente indomáveis e rebeldes. Os professores reúnem-se e, com o pretexto de irem a uma visita de estudo, levam-nos para uma ilha de onde não podem escapar. O propósito? Só um pode sobreviver... têm que se matar uns aos outros e, caso não o façam, têm um colar que explode e do qual não se podem livrar... Macabro não é? Mas muito bom... Uma das frases que mais me marcou foi "Eras capaz de matar o teu amigo?" Este filme foi inspirado no mangá com o mesmo nome e tem como actor Takeshi Kitano (o famoso conde do Takeshii's Castle).
Claro, há ainda o filme indiano Bobby (1973) - alguém viu este filme? Será impressão minha ou a história é sempre a mesma?? Um rapaz rico apaixona-se por uma rapariga pobre, filha de pescadores. Os pais não aprovam esta relação. Obviamente no final, os pais fazem as pazes e tudo fica bem... O que mais me recordo são as roupas e as danças. Nisso tenho de admitir que eles são fabulosos (tendo em conta que a Índia é o país com a indústria cinematográfica mais avançada do mundo tendo em conta que fazem cerca de 52 filmes por dia!!)
[/img] |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Thu Jun 15, 2006 3:22 am Post subject: |
|
|
Para mim foram os filmes do Alfred Hitchcock, mais precisamente a "A Corda", "Janela Indiscreta", "A Mulher Que Viveu Duas Vezes", “Intriga Internacional”, “Homem Que Sabia demais” versão com James Stewart e Grace Kelly entre outros míticos. O "Hitchcok Apresenta" também era muito do meu agrado, tenho perto de 150 episódios em VHS e dos 52 filmes que Hitch realizou tenho perto de 40, incluindo alguns mudos que Hitchcock realizou ainda em Inglaterra.
Nos filmes Infantis/Juvenis sempre tive um carinho muito especial pelo Herbie e Mary Poppins da qual tenho um guarda-chuva igual ao filme (ver foto). Dois filmes que para mim são míticos é o "Regresso ao Futuro" e "Os Goonies" que já vi mais de 20 vezes.

Last edited by misterio on Fri Jun 16, 2006 2:38 am; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Thu Jun 15, 2006 10:23 am Post subject: |
|
|
Mistério, qual é o teu filme favorito da trilogia do Regresso ao Futuro.
O meu favorito é o último, no oeste americano.
Também da trilogia do Indiana Jones, o último filme é o que mais gosto: aparece o Sean Connery como pai do Indiana Jones e retrata uma história que sempre me fascinou - o Santo Graal.
Dos filmes "old school", havia um que vi muitas vezes - The Story of Glenn Miller (1953). Era um filme que tinha em casa em VHS, do meu pai, mas que eu cheguei a ver, atrevo-me a dizer, umas 50 vezes. Com este filme pude começar a apreciar este tipo de música que para mim era "música de velhos".
 |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Fri Jun 16, 2006 2:38 am Post subject: |
|
|
| Para mim o primeiro filme é o melhor, sem duvida. A forma criativa com que foi realizado. Também gostei do segundo, a história foi muito bem conseguida para uma sequela. Quanto ao terceiro até perto do final é bom, mas a solução é que não é do meu agrado, penso que a professora devia morrer (mórbido não?), mas como a colina tinha o nome da professora porque ela tinha ali morrido, seria assim que deveria ficar, e o final com um comboio voador, é que não me convenceu. |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Fri Jun 16, 2006 12:09 pm Post subject: |
|
|
Há o Nome da Rosa, História mais Louca do Mundo , Mentes Perigosas, Rei Leão... |
|
| Back to top |
|
 |
Alexandra

|
Posted: Fri Jun 16, 2006 1:27 pm Post subject: |
|
|
Não sou grande cinéfila, vou ao cinema para aí 1 vez de dois em dois anos , mas aqui vão alguns filmes (muito variados) que gostei bastante.
A Lista de Schindler (o melhor de todos)
O Nome da Rosa
Eduardo Mãos de Tesoura
A vida de Brian (ai os Monthy Pythons )
Os Sete Pecados Mortais
e claro, praticamente todos os de Hitchcok
Devo-me estar a esquecer de montes... |
|
| Back to top |
|
 |
Gi
|
Posted: Fri Jun 16, 2006 2:05 pm Post subject: |
|
|
....e MUSICA NO CORAÇÃO!!
Além do Darty Dancing...Top Gun....A Vida de Brian.....o Gente Gira......Poltregeist.....Ferris Buller Day Of .....Dune..... e os filmes do Jerry Lewis !!
Tantos, tantos..... |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Fri Jun 16, 2006 3:34 pm Post subject: |
|
|
Estou a ver muitos adeptos do Nome da Rosa.
Tenho em casa o livro, mas ainda não tive coragem para o ler. Acho que me vou perder na leitura e como tenho a história presente vai ser desmotivador. Pelo menos comigo funciona assim  |
|
| Back to top |
|
 |
ASantos

|
Posted: Fri Jun 16, 2006 4:47 pm Post subject: |
|
|
O livro é muito bom! Uma escrita cheia de mistério com uma descrição dos pormenores fabulosos. Considero muito superior ao filme ( não o vi até ao fim...).
O problema para quem viu o filme e depois quer ler o livro, é que já sabe o FIM - e o livro é interessante pelo seu mistério até ao FIM... |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Sat Jun 17, 2006 9:46 am Post subject: |
|
|
Ando a conter-me com o Código DaVinci... também tenho curiosidade em ver o filme, mas devo ser a única no mundo que ainda não leu o livro
Tenho andado com outras leituras... não sou super-mulher  |
|
| Back to top |
|
 |
paula

|
Posted: Sat Jun 17, 2006 6:28 pm Post subject: |
|
|
| Cátia wrote: | Ando a conter-me com o Código DaVinci... também tenho curiosidade em ver o filme, mas devo ser a única no mundo que ainda não leu o livro
Tenho andado com outras leituras... não sou super-mulher  |
Que engaraçado eu pensava que era só eu que não o tinha lido, apesar de ter começado a ler 3 x , mas chegava a meio e desisti, porque não me dava intersse absulatamente nenhum. |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Sun Jun 18, 2006 9:49 am Post subject: |
|
|
Paula, já somos duas... vamos formar o clube "quem é que ainda não leu o código davinci"
Agora estou a ler o "Tristão e Isolda" e já tenho outro na manga. E com o comentário anterior, acho que vou adiar mais algum tempo.  |
|
| Back to top |
|
 |
Bomboca
|
Posted: Mon Jun 19, 2006 6:00 pm Post subject: |
|
|
Acho que o primeiro filme que vi numa sala de cinema foi "O gato do espaço" (ou seria o gato que veio do espaço!? ) com o meu pai. Mas filmes como "Herbie" e "Se a minha cama voasse" também cá ficaram marcaditos. Mas o mais emocionante (que ainda hoje adoro, e com o qual choro SEMPRE) foi sem sombra de dúvida o "E.T" do S. Spillberg. Lembro-me perfeitamente de estar na sala de cinema, com a minha mãe sentada ao meu lado a segredar-me as legendas ao ouvido (naquela altura não havia cá sessões especias para crianças). Coitada! Mas ainda hoje acho esse filme genial!  _________________ Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta... |
|
| Back to top |
|
 |
ASantos

|
Posted: Tue Jun 20, 2006 6:19 pm Post subject: |
|
|
| "O Gato que veio do Espaço" da Disney. |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|