| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
PortoSanto1979
Joined: 15 Jan 2007 Posts: 180
|
Posted: Thu Jan 18, 2007 7:29 am Post subject: História Interminável |
|
|
Não sei se alguém já se referiu a este filme algures no fórum mas como não vi ... Lembram-se deste filme e da sua famosa canção interpretada por Limahl? Eu adorava aquele dragão no qual o rapaz ( se não me engano chamava-se Atreyu , o rapaz) voava pelos céus. Na verdade , o dragão mais parecia um cão mas eu adorava-o. E também a tartaruga , as rochas que falavam , etc...
http://www.youtube.com/watch?v=UhFCsNf9D4E |
|
| Back to top |
|
 |
Painstruck

Joined: 22 Mar 2006 Posts: 196 Location: Setúbal
|
Posted: Thu Jan 18, 2007 3:23 pm Post subject: |
|
|
Ya, também gostava bue dos filmes, prinipalmente do primeiro. E a musica tb é inesquecivel. Ao que sei, o rapaz que fazia de Bastian no segundo filme, já morreu. _________________ Lost |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

Joined: 09 Mar 2006 Posts: 1123 Location: Coimbra
|
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Thu Jan 18, 2007 10:26 pm Post subject: |
|
|
Foi muito triste quando o cavalo se enterrou nas areias movediças
Gostava muito da tartaruga gigante que espirrava e dos gigantes de pedra, muito fixes  |
|
| Back to top |
|
 |
PortoSanto1979
Joined: 15 Jan 2007 Posts: 180
|
Posted: Fri Jan 19, 2007 1:16 am Post subject: |
|
|
E as esfinges que fulminavam os viajantes com raios saídos dos olhos? Eu ficava sempre com um nó na garganta na parte do cavalo! Que desgosto era! |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Sun Jan 21, 2007 11:42 pm Post subject: |
|
|
Já nem me lembrava das Esfinges...
Realmente era um grande filme, podiam fazer um "remake", com as novas tecnologias, havia de ficar excelente! |
|
| Back to top |
|
 |
Alpha

Joined: 17 Mar 2006 Posts: 158 Location: Lisboa/Coimbra
|
Posted: Tue Jan 23, 2007 4:38 pm Post subject: |
|
|
grande filme. não cheguei a ver a 3º parte, achei a 2º mt inferior ao original e pelas imagens e trailer o 3º é o descalabro total.
Os efeitos especiais do original estão mt bons, trata-se de um filme de principios de 80 usando na sua maioria props fisicos como os animatronics um remake cheio de CGI ia arruinar toda a magia do filme.
o tema principal foi hit nos 80's, e ainda hoje é uma grande música... ah e lembro-me que queria ter o cabelo como o do limahl llolololololololololololol  |
|
| Back to top |
|
 |
hecep
Joined: 11 Oct 2006 Posts: 129 Location: Faial
|
Posted: Tue Jan 23, 2007 5:16 pm Post subject: |
|
|
| Claro que adorei o filme e a música tb. E o livro vocês, leram? Era bem giro tb, e puxava mais pela imaginação como é natural. |
|
| Back to top |
|
 |
varika

Joined: 12 Apr 2006 Posts: 13
|
Posted: Wed Jan 24, 2007 2:07 pm Post subject: |
|
|
| Eu fui ve-lo ao cinema para ai 2 ou 3 vezes, quando era pequena, simplesmente adoro-o. Também existe a História interminável 2 e 3. |
|
| Back to top |
|
 |
Misato

Joined: 08 May 2006 Posts: 120
|
Posted: Sat Feb 10, 2007 7:39 pm Post subject: |
|
|
Apesar de os filmes (principalmente o primeiro) serem memoráveis, este é um caso de uma adaptação infeliz de um livro excelente.
Pode parecer purista da minha parte, mas só mesmo lendo "A História Interminável" ("Die Unendliche Geschichte"), por Michael Ende, infelizmente falecido demasiado novo, e de preferência sem traduções é que se consegue perceber que o original está a léguas das adaptações.
A meu ver o pior da adaptação do livro são as doses de falso moralismo americanizado, que não existem no livro e que estragam a história do filme, tais como a "vingança" Bastian no fim do filme que é completamente despropositada no contexto do livro.
LEIAM o LIVRO que vão perceber o que digo.
Como curiosidade o actor que fez de Atreju (é com "J" mas lê-se "I" ou "Y", pois o original é alemão), é o mesmo que fez o miúdo da série de televisão Battlestar Gallactica, uns anitos mais velho. |
|
| Back to top |
|
 |
PortoSanto1979
Joined: 15 Jan 2007 Posts: 180
|
Posted: Sun Feb 11, 2007 2:56 am Post subject: |
|
|
Caro/a Misato , em abono da verdade diga-se : já viu alguma adaptação ao cinema/ televisão a partir de um livro ser melhor que a obra escrita??? Se realmente existem devem-se contar pelos dedos das mãos. Já li literalmente muito mais de mil livros e quando gosto tento ver o filme/série baseado nesse livro e devo dizer que fico sempre com um travo de decepção na boca . A verdade é que por mais competente que seja a adaptação nunca se consegue ilustrar na totalidade e na perfeição aquilo que o autor incutiu na sua escrita! Eu por acaso já li a tradução portuguesa há anos ( embora arranhe o alemão , infelizmente não sou capaz de ler um livro nesse idioma ) e não achei tão mau quanto isso porque, lá está, traduzir de uma língua para outra sempre se perde alguma coisa nesse processo. Em cada língua existe expressões idiomáticas e possibilidade de trocadilhos que perdem o seu sentido noutra língua estrangeira , não é ?? Quanto ao filme e a sua banda sonora , falei nele porque é uma das memórias mais vívidas que tenho dos meus verdes anos porque o videoclip passava volta e meia na televisão e eu adorava a música . |
|
| Back to top |
|
 |
LAboy 456

Joined: 07 Oct 2006 Posts: 75 Location: Samouco, Portugal
|
Posted: Sun Feb 11, 2007 11:27 pm Post subject: |
|
|
| Misato wrote: | | Como curiosidade o actor que fez de Atreju (é com "J" mas lê-se "I" ou "Y", pois o original é alemão), é o mesmo que fez o miúdo da série de televisão Battlestar Gallactica, uns anitos mais velho. |
Na verdade, uns anitos mais novinho (a série foi feita entre 1978-1979, tendo 7 anos na altura)... o actor sendo Noah Hathaway, já com 13 anos de idade em 1984
E por acaso, ele é mesmo o melhor no primeiro filme da "História interminável"... deu à personagem uma faceta dramática inesquecível (tendo como expoente máximo, a cena em que o seu cavalo é dragado pela lama do pantâno) |
|
| Back to top |
|
 |
Misato

Joined: 08 May 2006 Posts: 120
|
Posted: Sun Feb 18, 2007 2:52 am Post subject: |
|
|
Quando critico esta adaptação ao cinema (ou outra qualquer) tenho em conta as dificuldades de transpor certo tipo de códigos próprios de cada formato e linguagem (literatura, cinema, televisão, etc). Neste caso concreto, apesar de visualmente o filme ser deslumbrante, ter uma ou duas cenas bastante fortes e bem conseguidas e um bom casting (que às vezes também é raro) continuo a achar uma má adptação porque o espírito do livro não prevaleceu e o filme no seu todo não é assim tão bom.
Uma boa adaptação de um livro ao cinema não precisa de ser forçosamente literal desde que prevaleça a mensagem, o ambiente e o espírito. É uma tarefa difícil e complicada, e talvez, se o tivessem feito para a História Interminável, o filme nunca poderia ter sido a aposta comercial que foi, pois o livro não se enquadra num formato "blockbuster" apesar de ser um excelente livro (e um dos meus preferidos).
Há boas e inteligentes adaptações de livros ao cinema (lembro-me de A Insustentável Leveza do Ser, Stalker, Solaris, Naked Lunch, etc.), mas são raros os casos em que essas adaptações dão filmes campeões de bilheteiras, salvo a excepção, que confirma a regra, do Senhor dos Anéis.
LAboy: quando digo uns anitos mais velho é no filme e não na série Gallactica. O puto era muito bom!
Ah! Também amava a canção, faz parte da época  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Wed Feb 28, 2007 7:54 pm Post subject: |
|
|
| Acho que nem crianças nem adultos conseguiram ficar indiferentes à cena em que o cavalo se afunda na areia movediça... marcou sem dúvida... |
|
| Back to top |
|
 |
Cyberphoenix
Joined: 05 Oct 2006 Posts: 32 Location: Porto/Portugal
|
Posted: Mon Mar 12, 2007 5:48 pm Post subject: |
|
|
Uma cena bastante traumatizante, sem dúvida...
Apesar das adaptações para cinema nem sempre serem fiéis aos livros, achei o filme extremamente interessante e, sobretudo, visualmente excepcional!
Não li o livro, mas confesso que fiquei arrebatado com o cenário fantástico e, principalmente, com a banda sonora que me arrebatou até ao sétimo céu! A música do filme é, LITERALMENTE, do outro mundo! |
|
| Back to top |
|
 |
Blue Angie

Joined: 05 Apr 2007 Posts: 577 Location: Cascais
|
Posted: Tue May 01, 2007 9:04 am Post subject: |
|
|
A 1ª vez que vi o filme foi na minha escola durante uma aula de Religião e Moral. Depois uma dia tava eu de roda das velhas cassetes do meu pai e encontrei uma do filme. Parecia mesmo velha mas eu consegui por-la a funcionar outra vez...hehe _________________
25 anos de Vitinho
1986 - 2011 |
|
| Back to top |
|
 |
|